Powered By Blogger

sábado, 30 de março de 2013

MEMÓRIAS


  Entrevistei  Eva Linhares Menezes, com 69 anos de idade, casada,   formada no ensino superior , professora atuante há 45 anos no Magistério Público  em nosso Município.    

 Respondeu-me, de forma envolvente e comovida, aos questionamentos que lhe fiz a respeito da Educação:

  • Como era a Educação há aproximadamente 40 anos atrás?
  • Quais eram as principais regras?
  • Quem frequentava as escolas?
  • Como era a relação dos pais com as escolas?
  • Quais eram as atribuições dos professores?
  • Como era o ambiente físico das escolas?
  • Qual era a metodologia de trabalho?
  • Que recursos eram disponibilizados?
  • Como eram avaliados os alunos?                                                                                              Visualize esta entrevista  sobre a EDUCAÇÃO HÁ MAIS DE 40 ANOS ATRÁS E A REALIDADE PRESENTE na postagem   EDUCADORA DO AFETO.
   Quanto à comunicação, relata-me que  o que mais existia em sua época eram as correspondências, havia a troca de cartas, muitos escreviam poesias, por isso a maioria  das pessoas tinha uma letra bem traçada, caprichada e elegante.  Os outros meios de comunicação, como telefone, televisão e rádio, as famílias mais abastadas é que possuíam. 
  Poucas tinham rádios e os que existiam eram os de pilhas. Sua família era numerosa , eram 5 irmãos, sua mãe era lavadeira , bordadeira e seu pai tratador de cavalos, tinham poucos recursos, ela só foi conhecer o rádio na residência de sua professora. Como era muito comportada, levava-a para passear como sua acompanhante e às vezes pousar com ela. Numa dessas vezes, ouviu alguém cantando: "Ai Lili, ai Lili,ai lou...", admirada quis saber de onde era e a mestra explicou-lhe que era o rádio, inconsolável, ela pediu que cantasse outra vez, soube, então, que o radialista escolheria outras músicas e que talvez outro dia escutasse novamente, dependendo da programação. E, quando seu pai adquiriu um, somente ele manuseava, escutava Vicente Celestino, Orlando Silva, Programa Reminiscências, sendo que, ela e as irmãs, jovens na época, gostavam de Roberto Carlos, Vanderlei Cardoso, Jerri Adriani,... mas ele proibia que o fizessem.  
  Conta-me que, em Livramento a televisão chegou  por volta de 1967, 1968, a primeira Loja a vendê-la foi a de Augusto Leonel Fernandez, vivo na época. Ela, já lecionando, comprou uma, Marca Admiral, preto e branco , em suaves prestações, mas  que o canal que conseguiam captar era o Diez,  transmissão uruguaia, com imagens distorcidas. 
Encerra, dizendo-me da lição que recebera da Mãe, a qual muito a incentivou, embora analfabeta, para que estudasse e a qual dizia: " Você pode não ser a mais bela, a mais rica, mas podes te destacar por ser a mais estudiosa, a mais dedicada e a mais limpa."
 e pelos valores que lhe transmitiu , sendo a sua virada pessoal reflexo de seu trabalho e esforço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário