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sábado, 30 de março de 2013

A EDUCAÇÃO HÁ 40 ANOS ATRÁS


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     Nos idos dos anos 1960, 1970, poucas pessoas eram habilitadas para exercer o Magistério, as que se formavam, automaticamente eram designadas para escolas de difícil acesso.  O percurso que faziam era longo, iam de charrete, a cavalo, de carona, e muitas vezes permaneciam no local por muitos dias e até meses.
      O número de alunos era pequeno, pois muitos pais preferiam que seus filhos ficassem auxiliando nas lides domésticas ou do campo ao invés de frequentar a escola.
    Os professores exerciam múltiplas funções desde planejamento , organização e até limpeza e merenda .
      As turmas eram multisseriadas. A  metodologia era a transmissão do conhecimento de forma expositiva, explicações  orais , para depois escrita, obedecendo a sequência pré-ordenada e fixa, enfatizando a repetição,exercícios de memorização;
        Havia uma sobrecarga de informações, sem significação, fora da realidade social, de forma lenta e controlada. As experiências eram ignoradas, havia muita teoria, desenvolvendo a abstração.
             Os alunos eram agentes passivos, valorizados aqueles que ficavam quietinhos, que não se manifestavam, eram avaliados com rigor pela sua disciplina e obediência; Vestiam-se de forma padronizada, usavam uniformes; Respeitavam rigorosamente os professores ou qualquer membro da escola; Sentavam-se enfileirados, para evitar o diálogo e qualquer manifestação; No recreio é que faziam brincadeiras com os colegas e havia interação;
             Os professores eram supremos, em algumas escolas tinham estrados nas salas de aula, símbolo da sua superioridade, controle e punição; Cumpriam programas,vigiavam, aconselhavam, ensinavam e corrigiam; Eram verificadas pelo diretor, supervisor, inspetor suas avaliações, diários, cadernos de chamada, planejamentos diários, metodologia,...
       Havia poucos recursos para o desenvolvimento das aulas, algumas escolas careciam até mesmo de mimeógrafo, os professores usavam papel carbono para realizar cópias e faziam festas beneficentes, bailes na comunidade para arrecadar fundos;           
        A aprendizagem era mecânica, receptiva e coativa, havia reforço negativo, avaliação mediante a quantidade e não qualidade e construção do que foi incorporado pelo aluno.
         Os pais colaboravam com a escola, respeitavam e valorizavam os professores.

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