Powered By Blogger

domingo, 31 de março de 2013

REFLEXÕES

       
    Hoje, o acesso a educação é gratuito e obrigatório, é proibido o trabalho infantil, abrangendo e possibilitando a todos o crescimento e superação de dificuldades, independente de situação financeira, podem  alavancar novos rumos no seu futuro. Os alunos deslocam-se com maior facilidade para a escola, em alguns lugares são oferecidos transportes escolares, tem maior número de escolas próximas.
      A situação dos professores, em termos trabalhistas, melhorou, pois antes eram designados e alguns  favorecidos pelo apadrinhamento, enquanto que agora prestam concursos públicos e ingressam na carreira por merecimento, recebem salários integrais durante o ano, antes era só nos meses trabalhados. São regentes de turma, poucas trabalham com  multisseriadas.
      Em termos de recursos, muitas escolas estão mais estruturadas e com materiais básicos, mas que propiciam um melhor trabalho e aprendizagem.
     Quanto aos meios de  comunicação, as pessoas tem maior possibilidade de consumo e conseguem adquiri-los assim que surgem as inovações.
    Com o passar dos anos, houve evolução nas ferramentas de comunicação e formas de aprendizagem, contudo, a Educação não modificou muito em relação aos padrões da Escola Tradicional, existiram novos métodos, teorias, mas ainda  com metodologias arraigadas ao passado.
     Para Paulo Freire :"É preciso criar condições para que os alunos das escolas públicas tenham condições de ler o mundo digital e reescrever a sua própria história, a história do mundo e da sociedade conectada, na qual se encontram inseridos."
    Atualmente,  as informações estão ao alcance de todos, facilitando a universalização do conhecimento de forma rápida. É preciso mudar a maneira de ver e perceber as coisas, os educadores tem o desafio de buscar novas formas de ensinar aliadas a tecnologia, conteúdos que sejam associados ao momento social pelo qual passam esses aprendizes, que priorizem suas potencialidades e  que estes  possam atuar construtivamente no meio em que vivem.

      

Nenhum comentário:

Postar um comentário